08 abril, 2014

A vergonha dos 500 euros

  Poema aos sem vergonha

A vergonha dos 500 euros

Nicolau Santos



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/a-vergonha-dos-500-euros=f864653#ixzz2yJP55ygg

Um Governo que há três anos hesita em aumentar o salário mínimo de 485 euros para 500 euros - devia ter vergonha!

Patrões de empresas que dizem que não podem pagar um salário mínimo de 500 euros - deviam ter vergonha!

Empresas que só conseguem sobreviver se pagarem salários abaixo dos 500 euros - deviam ter vergonha! 

Um deputado da maioria que diz que o seu partido não quer salários baixos mas competitividade alta faz trocadilhos com as palavras - e devia ter vergonha!

Um deputado da maioria que diz que para aumentar o salário mínimo é preciso pedir autorização prévia à troika não só se está a menorizar a si como ao Governo e ao país - e devia ter vergonha!

Todos os parceiros da concertação social que andam há três anos a discutir o aumento do salário mínimo nacional em 15 euros - deviam ter vergonha!

Um primeiro-ministro que antes considerava que quando o desemprego é muito elevado se deve baixar o salário mínimo e agora diz-se disposto a aumentar o salário mínimo apesar do desemprego continuar muito elevado - devia ter vergonha!

Um primeiro-ministro que agora aceita discutir o aumento do salário mínimo mas com condições está no fundo a protelar a decisão e a encanar a perna à rã - e devia ter vergonha!

Toda esta discussão envergonha o Governo, a classe política, a maioria e a oposição, os parceiros sociais, os cidadãos, o país! Um debate sobre um aumento de 15 euros que se arrasta há três anos relativo a um salário mínimo que é o mais baixo da Eurolândia é um enxovalho e uma vergonha para todos nós!

 
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/a-vergonha-dos-500-euros=f864653#ixzz2yJOoGe2S

Sem comentários: